sábado, 16 de julho de 2011

COMO EMAGRECER, SE NÃO CONSIGO PARAR DE COMER?!





Essa pergunta pode trazer uma profunda sensação de desamparo e uma grande vontade de fugir de todas as balanças, dietas, médicos e dos olhares, que parecem sempre cheios de críticas e reprovação.

Essa sensação pode começar a mudar, se trouxermos para nós o controle do que nos faz ter dificuldade em emagrecer.

O verdadeiro desamparo vem de nós mesmos para com a nossa pessoa! O que nos impossibilita o emagrecer, é a falta de autoestima que, por alguma razão desenvolvemos no decorrer de nossas vidas. Quanto aos olhares críticos e de desaprovação, podem estar sendo o reflexo do nosso descontentamento em relação aquilo que somos e sentimos.

Emagrecer pode significar saúde, energia, disposição, ânimo, beleza! Partindo do princípio de que desejamos coisas boas a quem gostamos, conclui-se que só emageceremos se gostarmos da pessoa que somos. Mas como gostar de mim...assim ....obeso e sem controle sobre o que como e o quanto como?

Tudo nos parece, então, um círculo vicioso, um labirinto onde nos perdemos cada vez mais!
A saída desse labirinto cheio de angústia e ansiedade está na resposta a certas perguntas que precisamos ter a coragem de nos fazer e responder.
Vejamos algumas delas:
  • Sei quais são os meus desejos e tenho certeza de que eles são realmente meus? Ou serão de outras pessoas, às quais tenho medo de magoar e perder o seu afeto? Ou ainda, seriam imposições da mídia, dos modelos impostos e divulgados como perfeitos?
  • Já me testei em tudo aquilo para o que me julgo ou me julgam incompetente?
  • Tenho a minha própria maneira de lidar com as frustrações, ou imito alguns modelos familiares?
  • Sei nomear as minhas emoções, ou seja, sei quando estou sentindo raiva, ciúmes, inveja, amor, paixão? E aceito sentir cada uma delas, sem me culpar por isso?
  • Tenho medo de mudanças, de crescer, de amadurecer?
A dificuldade em emagrecer pode estar relacionada às nossas incoerências, por vezes originadas por conflitos inconscientes - "penso que quero emagrecer mas, inconscientemente, tenho medo!"

Todos trazemos dentro de nós uma criança. Essa criança, quando assustada ou birrenta, pode dominar o nosso lado adulto, se ele estiver fragilizado. É necessário desenvolver uma espécie de "mãe interna", que aceite essa criança incondicionalmente, amparando-a e orientando-a para que ela cresça e amadureça. Desta forma, o prazer e a fuga através da alimentação compulsiva, poderá dar lugar a outros prazeres.

Emagrecer é possível, mas não é fácil! Portanto, é injusto nos sentirmos incompetentes, fracos e sem força de vontade para encarar esse desafio.

O que precisamos é assumir uma postura de auto-compreensão e buscar ajuda. Compreender que a solução para os nossos problemas não se encontra na geladeira ou na caixa de bombons.

A obesidade é uma doença que necessita ser tratada. Tratada por uma equipe multidisciplinar, composta po médico endocrinologista, psicólogo, nutricionista e educador físico.

Não desista de si mesmo!

O AUTOCONHECIMENTO É A BASE PARA SE INICIAR QUALQUER JORNADA RUMO ÀS MUDANÇAS E ÀS CONQUISTAS PESSOAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário