domingo, 19 de agosto de 2012

A DIFERENÇA ENTRE MIMAR E AMAR !


Quem ama coloca os limites necessários para o desenvolvimento emocional da criança e do adolescente...quem mima permite o impermissível, o absurdo e o desnecessário !

Quem ama tem a certeza de que o limite é importante e que não traumatizará a criança, pois se for baseado no bom senso e na medida certa, a protegerá de si mesma, pois ela não tem a noção de perigo e nem a capacidade de lidar com as frustrações naturais da vida. Quem tem essa noção é o adulto e ele tem o dever de propiciar esse amadurecimento à ela.

Quem mima, tenta compensar a falta de disponibilidade emocional e o tempo que dedica à criança, permitindo que ela se "distraia" com atitudes e atividades nocivas à sua formação.  Instalando, assim a sementinha da baixa auto-estima e da falta de noção da sua capacidade em lidar com as dificuldades e com os obstáculos.

A criança e o adolescente que é mimado, não se sente amado. Sabe que aquilo que lhe foi permitido não era para ser e se foi, deve ter sido porque o adulto se sente em débito .

As consequências disso são desastrosas, pois passam a transferir esse sentimento às demais relações afetivas e sociais, "exigindo" que todos lhe permitam tudo!!  E quando isso não acontece se sentem injustiçados e se revoltam, emitindo comportamentos inadequados de birra e de contestação sem fundamento na realidade.

As chances de se tornarem adultos bem sucedidos, em todos os aspectos, diminuem muito e podem desencadear diversos tipos de problemas psicológicos, dentre eles a dependência de álcool e drogas, pois como não sabem lidar com a dor da frustração, buscam alívio imediato para a angústia e para a ansiedade.

Amar exige tempo, disciplina e autoconfiança por parte do adulto. Mimar é fácil e rápido! Porém, as consequências do amor são saudáveis e duradouras, enquanto que as do mimo, são doentias e efêmeras.

Ame o seu filho, desperte suas potencialidades, desfrute das coisas boas de cada fase do seu desenvolvimento, sinta prazer na companhia dele, coloque limites que o protejam e o preparem para a vida adulta!!

Amar vale a pena !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário